SUPERBACTÉRIAS: SAIBA TUDO SOBRE ELAS!
A conscientização sobre o uso de antibióticos é muito importante para combater a resistência bacteriana, que é um dos maiores desafios para a saúde pública global.
Ela ocorre quando as bactérias se tornam tão resistentes aos antibióticos, que fica difícil tratar infecções — aumentando o risco de propagação de doenças.
Um dado da Organização Mundial da Saúde (OMS) diz que, até 2050, haverá mais mortes relacionadas às superbactérias do que ao câncer, e elas serão a principal causa de morte no planeta.
As superbactérias são cepas de bactérias que se tornaram resistentes aos antibióticos. Como qualquer outro organismo, as bactérias lutam para sobreviver diante das tensões externas e têm uma grande facilidade para se reproduzir — intensificando mutações.
E como elas são produzidas? Pelo uso incorreto e excessivo de antibióticos.
Quando mal utilizados, as bactérias que causaram a doença em questão são sobre-expostas e produzem mutações na tentativa de sobreviver. Elas se tornam tão fortes e resistentes que, em algum momento, nenhum antibiótico existente terá forças para combatê-la — podendo levar uma pessoa a óbito.
Por isso é importante utilizar antibióticos com cautela e somente sob prescrição médica.
Esse é um tema de saúde pública e a responsabilidade começa por você.