PREVENÇÃO E ATENÇÃO – ATITUDES FUNDAMENTAIS PARA A SAÚDE DA MULHER
Um dos principais pontos da campanha “Outubro Rosa” é o incentivo para que as mulheres realizem o autoexame das mamas, pois através do toque é possível perceber alterações. O movimento de adesão mundial visa estimular a luta contra o câncer de mama e contra o câncer de colo do útero, também por meio da prevenção e do diagnóstico precoce.
A Ginecologista e Obstetra Dra. Laís Fonseca Pereira, do Corpo Clínico do Hospital de Caxambu, confirma que as mulheres estão sim mais atentas – “Hoje percebemos um maior conhecimento por parte das mulheres em geral. Acredito que a ampla divulgação dos fatores de risco e cuidados com o próprio corpo, associados ao empoderamento feminino, tornou o tema câncer de mama mais rotineiro e sem o temido tabu que existia antes”. – afirma a médica.
Segundo ela, a mulher tem se cuidado mais, tem ido mais as consultas de rotina ginecológica – “As pacientes buscam maiores cuidados e estão atentas a prevenção com o próprio corpo. De modo geral, a prevenção baseia-se no controle dos fatores de risco e no estímulo aos fatores protetores” – diz a ginecologista e obstetra.
Os principais fatores de risco comportamentais relacionados ao desenvolvimento do câncer de mama são: excesso de peso corporal, falta de atividade física e consumo de bebidas alcoólicas. Estima-se que por meio da alimentação, nutrição e atividade física é possível reduzir em até 28% o risco de a mulher desenvolver câncer de mama. – “Controlar o peso corporal e evitar a obesidade, por meio da alimentação saudável e da prática regular de exercícios físicos e evitar o consumo de bebidas alcoólicas são recomendações básicas para prevenir o câncer de mama. A amamentação também é considerada um fator protetor” – explica Dra. Lais.
O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum nas mulheres do mundo e do Brasil, depois do câncer de pele não melanoma. Responde por aproximadamente 28% dos novos casos de câncer em mulheres. –“É sem dúvida uma incidência significativa. Além disso, estatísticas indicam aumento da sua incidência tanto em países desenvolvidos quanto em desenvolvimento. Por isso a prevenção é de extrema importância” – alerta a especialista.
Estar atenta é mesmo a palavra-chave – “A postura atenta das mulheres em relação à saúde das mamas, que significa conhecer o que é normal em seu corpo e quais as alterações consideradas suspeitas de câncer de mama, é fundamental para a detecção precoce dessa doença” – conclui Dra. Laís.