Foi o Monsenhor João de Deus responsável pela fundação do Asilo de São Vicente de Paulo, no ano de 1907, edificado, primeiramente, na rua Major Penha e, ali, além dos serviços médicos prestados pelos doutores Viotti e Enout, encontraríamos as primeiras enfermeiras da cidade: as senhoras Plácida Maria de Jesus e Maria Joana, consideradas por seus contemporâneos muito caridosas e de grande dedicação aos desamparados.
Em 9 de abril de 1926, o então asilo deslocou-se para o local no qual está o Hospital, atrás da Igreja de Santa Isabel da Hungria.
Também, com muito esforço de toda a comunidade, ali foi construído o Hospital anexo à Casa de São Vicente de Paulo. Na oportunidade, o Monsenhor João de Deus contratou as filhas de Sant’Anna, para trabalharem no atendimento do então hospital.
E por ali passaram outros importantes médicos, após a inauguração do hospital, homens de grande valor e conhecimento, como o Dr. Mário Milward, além dos Drs. Viotti, Enout, Capistrano de Paiva e Floriano de Lemos,
Anos depois, outros tantos profissionais médicos, enfermeiros e enfermeiras, auxiliares e pessoal de apoio e manutenção também doaram suas vidas à instituição.
Apesar das dificuldades ao longos dos anos, a entidade hoje, nas mãos de caxambuenses de valor, busca retomar um caminho de desenvolvimento sem esquecer-se de suas premissas desde a fundação: ajudar e atender aqueles que realmente precisam de atenção médica.
Agora o HOSPITAL DE CAXAMBU segue em nova direção, com conceitos modernos e dinâmicos de gestão em saúde, com um olhar diferenciado em favor dos mais necessitados, priorizando sempre aqueles que realmente precisam de uma atendimento emergencial.
*Texto com informações históricas do Professor e Pesquisador Paulo Paranhos