DOAÇÕES DO CARNÊ SÃO FUNDAMENTAIS PARA MANTER ENTIDADE FUNCIONANDO
Quando a Associação Caxambuense Pró Saúde, a ACAPS assumiu a gestão do Hospital de Caxambu, o cenário era caótico. A instituição hospitalar vinha de uma crise sem precedentes, praticamente fadada a fechar as portas. A cidade ficaria sem hospital.
Com a força de vontade, dedicação e empenho de empresários, prestadores de serviço, poder público em geral e principalmente com o apoio incondicional da maioria esmagadora da população, o hospital começou a ser reerguido.
O principal ponto de apoio foi e continua sendo a doação por meio do carnê. Seguindo modelos como os do Hospital de Aiuruoca, de Baependi e outros, foi implantado o carnê; as doações começaram e o círculo virtuoso se formou: quanto mais são os doadores, mais são os investimentos no hospital e com isto ocorre uma melhora no atendimento e nas condições gerais do mesmo.
– Nós não diferenciamos ninguém. Nem doadores do carnê, nem usuários de planos de saúde e muito menos quem utiliza o hospital pelo SUS. Quem tem plano de saúde conveniado ou é doador pelo carnê, tem a possibilidade de descontos em exames e consultas e pode utilizar apartamentos particulares, como ocorre em qualquer hospital do país. – explica o Presidente da ACAPS Dr. Roberto Paiva.
Sempre que discutem-se as situações de atendimento em hospitais é importante destacar que o setor de Pronto Socorro, de emergência, por Lei é de responsabilidade Municipal. Para tanto, no caso do Hospital de Caxambu, o município repassa um valor mensal, mas que não cobre todo o custo.
Segundo a direção do Hospital e da ACAPS, todo mês o valor tem que ser complementado pelas doações do carnê. Por isso são fundamentais.
– Também queremos destacar mais uma vez que fazemos o atendimento no Pronto Socorro seguindo o protocolo de Manchester, ou seja, as emergências são atendidas de acordo com a gravidade de cada caso – lembra Dr. Roberto.
Com os resultados positivos da gestão da ACAPS frente ao Hospital, com o apoio das autoridades, empresários e doadores em geral, a população reconhece a importância de continuar fazendo tais doações com o carnê mensal.
Em sua página de rede social, para cada 10 comentários, 8 destes são de elogios e ou agradecimentos. E o número de doadores precisa aumentar para que novos investimentos aconteçam
– O Hospital iria fechar. Nós abraçamos a causa. Recebemos apoios importantes das autoridades municipais e estaduais e até federais. Tivemos ajudas incontáveis de comerciantes com doações. Mas precisamos que todos continuem aderindo ao carnê para que este trabalho que ainda está no início, são apenas 2 anos, não seja interrompido. Vamos juntos fazer deste um dos melhores hospitais da região. – conclui o Presidente da ACAPS.